quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

IFBA vence etapa Regional e se destaca na etapa nacional do Prêmio FINEP de Inovação 2010



O Projeto Licuri participou dia 29 de novembro da etapa nacional da premiação FINEP de Inovação, na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília. O IFBA havia sido premiado na etapa regional, na categoria Tecnologia Social, pela experiência-piloto desenvolvida no município de Caldeirão Grande.
No dia 19 de novembro, em Natal (RN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia recebeu troféu e recursos do Prêmio Nacional FINEP de Inovação 2010, etapa regional, através do Projeto Licuri, na categoria Tecnologia Social.
O Projeto envolve ações de desenvolvimento sustentável, inclusão social e inovação tecnológica, tendo como foco a importância socioeconômica do licuri para o Semiárido. A Bahia esteve representada por mais duas instituições, ao lado do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Paraíba.
Segundo a profa. Djane Santiago de Jesus, coordenadora geral do projeto, "a partir de pesquisas foram identificados os gargalos tecnológicos encontrados na cadeia produtiva do licuri, o que proporcionou a geração de tecnologias apropriadas para o fortalecimento desta cadeia. Isso possibilitou o desenvolvimento de vários produtos alimentícios com base na planta, palmeira nativa que tem frutos comestíveis e de suas sementes pode-se extrair óleo vegetal, gerando aumento da renda para as populações extrativistas tradicionais com base no processo organizativo das famílias”, afirma. Profª Drª em Química, Djane Santiago, que já foi aluna do IFBA, reforça a importância do Projeto como instrumento de construção coletiva e troca de saberes, unindo ensino, pesquisa e extensão: “um prêmio como esse traz reconhecimento para o Instituto em nível nacional, contribuindo para qualidade da educação técnica e profissional com base na inclusão social das comunidades”, declara.

Fonte: IFBA e FINEP

Nenhum comentário:

Postar um comentário