quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Workshop Itinerante chega em Conquista com o tema Geração de conhecimento como inovação


Em Agosto, o Campus de Vitória da Conquista recebeu o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFBA para a realização do I Workshop Itinerante de Inovação Tecnológica. Com palestras, oficinas e mini-curso, alcançando o objetivo almejado, que foi a difusão da cultura de inovação e da proteção do conhecimento no IFBA enquanto uma instituição de ensino tecnológico.

A PAlestra “Conhecendo o NIT/IFBA: histórico e panorama atual” esclareceu as funções do NIT, que é um setor que trata da política de inovação do IFBA. Uma Oficina Criativa com os estudantes do Ensino Médio usou a biopirataria como um exemplo comparativo para explicar a necessidade de se estabelecer patentes do conhecimento gerado.
Os líderes dos grupos de pesquisa do Campus Conquista também se reuniram para mapear os projetos que vêm sendo desenvolvidos na instituição e trocar informações sobre o procedimento que deve ser feito para se proteger o conhecimento produzido por essas pesquisas.
Djane Santiago, coordenadora de Inovação Tecnológica do IFBA, falou sobre a pretensão do Workshop: “Este evento busca chamar atenção para as invenções desenvolvidas nas instituições, que podem ser protegidas e virar na verdade uma inovação”. Ela também parabeniza o Campus de Conquista pela participação e chama atenção para o seu potencial de invenção e inovação.
O Diretor do Campus, professor Paulo Marinho, explica que esse Workshop faz parte da implantação do NIT no Campus de Vitória da Conquista. O Núcleo local deverá ser inaugurado em breve junto com a Incubadora Tecnológica e o Centro Vocacional Tecnológico de Tecnologia da Informação (CVT – TI).

Referência: Comunicação IFBA/Campus Vitória da Conquista

Nenhum comentário:

Postar um comentário